quarta-feira, 13 de julho de 2016

UM POUCO DE HISTÓRIA:

Lisboa, capital de Portugal, surgiu ao redor do castelo de São Jorge. Há indícios da ocupação desta região desde a pré-história (mais especificamente desde a Idade do ferro), sendo depois ocupada por fenícios, gregos, cartagineses e romanos, estes últimos contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico e concedendo o “privilégio” da cidadania romana aos seus habitantes. Durante o período em que os romanos dominaram a região, havia a população que habitava o castelo (que ficava em uma região privilegiada) e camponeses foram construindo habitações ao redor dele (em troca da proteção que recebiam, forneciam frutas, legumes e outros alimentos).

Porém, entre cerca do ano 500 a 700, uma nova leva de invasões atinge a Europa, incluindo a região de Lisboa: trata-se dos povos germanos e árabes. Após um tempo, tem início a Guerra de Reconquista,  e em 1147, D. Afonso Henriques (1º rei de Portugal) retoma o controle da cidade de Lisboa, e a partir daí, ela começa a expandir-se para fora das muralhas até tornar-se a capital durante o reinado de Afonso III.
Em 1755, um terremoto atingiu a cidade e esse terremoto foi seguido por um incêndio que atingiu grande parte da cidade destruindo as principais regiões e centros urbanos. Após tal destruição, começa um novo processo de urbanização comandado pelo famoso Marquês de Pombal (então primeiro ministro do rei Dom José).

Nenhum comentário:

Postar um comentário