segunda-feira, 17 de julho de 2017

LEÓN

UM POUCO DE HISTÓRIA:
A cidade de Léon possui origem romana. Ela fundada no século I a.C. para ser um acampamento militar permanente com o objetivo de proteger o território contra os habitantes das montanhas das Astúrias e Cantábria, e garantir a segurança no transporte de ouro extraído em regiões próximas, por isso foram construídas as muralhas que podem ser vistas ainda hoje. Com o passar do tempo, esse acampamento cresceu até se tornar uma cidade. Durante a época em que os mouros dominaram a Península Ibérica, Léon foi um reduto cristão, considerado o último refúgio da independência cristã até ser saqueada no ano de 987. Só em 1017, a cidade é reconstruída e repovoada por ordens do rei de Castela Afonso V e passa a servir como ponto de parada para aqueles que fazem o caminho de Santiago.
Hoje, algumas pessoas da região lutam pela independência de Leão e defendem a proposta de criar uma Comunidade autônoma de Leão (das quais fariam parte as províncias de Salamanca, Leão e Zamora).

ATRAÇÕES TURÍSTICAS:
- Catedral Gótica: É o prédio mais famoso da cidade. A construção da catedral foi iniciada no século XIII sobre os cimentos de uma antiga igreja românica. A construção é um dos monumentos mais famosos do estilo gótico, com seus lindos vitrais e sem iluminação interior. A gente se sente na Idade Média. Para visitar seu interior é preciso pagar; a visita é monitorada e com áudio.

 



- Estátua de Guzman: Alonso Perez Guzman nasceu em Leon, por volta de 1256. A estátua é em homenagem a esse homem que protegeu a cidade em nome do rei. Ela foi construída em bronze, e representa Guzman com um escudo na mão esquerda e um punhal da mão direita. Algumas pessoas dizem que a estátua aponta a saída da cidade: “Si no te gusta Léon ahi tienes la estación”.

- Estátua de Leão: Símbolo da cidade. Há vários desse símbolo espalhados pela cidade.

- Basílica de Santo Isidoro: Essa basílica possui estilo românico, e é uma das principais desse tipo na Espanha. Ela foi construída entre os séculos XI e XII e era incialmente um mosteiro. Atualmente, ela abriga as sepulturas dos reis de Leão em um mausoléu decorado ricamente. Além do mausoléu real, é nessa Basílica que se encontra uma das melhores coleções do mundo de pinturas românicas.
- Casa de Botines: A visita é mais para ver a parte externa, já que o prédio é famoso por ser uma das primeiras construções do famoso arquiteto Antonio Gaudí. O prédio possui estilo neogótico e é bem bonito.
- Plaza Mayor: Praça próxima à Catedral. Durante a Idade Média, a praça funcionou como um grande centro comercial e atualmente toda quarta e sábado acontecem as feiras locais. Vale a visita, a praça é bem bonita.

INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES:
- A cidade segue o costume tradicional de várias cidades espanholas: a hora da siesta – o cochilo após o almoço – por isso, foi muito difícil encontrar um restaurante aberto quando chegamos da cidade (por volta de 13 horas). Encontramos apenas um restaurante funcionando, e por sinal valeu a pena, pois a comida era muito boa.
- Não fiquei na cidade tanto tempo para dar uma opinião sobre o assunto, mas turistas com quem conversei dizem que é uma cidade bem acolhedora com bons hotéis, restaurantes e pessoas receptivas.
- A cidade é conhecida por suas festas e procissões, principalmente as que ocorrem durante a Páscoa, quando a cidade recebe ainda mais turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário