quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

PRAIA GRANDE

 UM POUCO DE HISTÓRIA:


Região inicialmente habitada por índios tupiniquins. Com a chegada dos portugueses ao Brasil e a sua consequente colonização, o rei de Portugal dividiu o Brasil em capitanias hereditárias: a região da Praia Grande pertencia inicialmente à capitania de São Vicente. E essa situação perdurou até meadas do século XX. Por volta de 1950 teve início um movimento pela emancipação da região. O movimento aconteceu devido às condições precárias em que a população local vivia (falta de escolas, saneamento básico, saúde...). Houve uma grande resistência por parte de São Vicente, pois perder a região significava perder 24 km de praias. Após diversos anos de luta, em 1963 foi realizado um plebiscito em que a maioria votou a favor da emancipação de Praia Grande. Porém se passaram vários anos para que essa emancipação fosse concretizada, ela só aconteceu em 1967.

A partir desse momento, Praia Grande passou por um relativo processo de crescimento investindo, principalmente, em infraestrutura para os moradores locais e para o turismo. Esse processo se acelerou a partir da década de 1990, revolucionando a cidade e tornando-a um importante centro turístico no estado de São Paulo.

 

 

ATRAÇÕES TURÍSTICAS:

Praia Grande conta com cerca de 22 km de orla urbanizada, com oito praias que “bombam” durante o verão.


- Praia Boqueirão: é a praia mais famosa da cidade, fazendo limite com as praias da Guilhermina e do Forte. Conta com diversos serviços e fica sempre lotada na alta temporada. Não é muito longa, contando com cerca de 650 metros de praia.

- Praia Guilhermina: localiza-se entre a praia do Boqueirão e da Aviação. Possui 1,5 km de praia e um grande calçadão. Fica próximo a restaurantes, prédios e farmácias. Por estar sempre muito cheia de gente, não é uma praia muito limpa. Se quiser tomar aquele banho de mar, é preciso ficar de olho nas medições de poluição feitas pela Cetesb.

- Praia Aviação: logo após a praia da Guilhermina, essa praia possui serviços de quiosque, restaurantes e limpeza de praia. Possui aproximadamente 2 km de praia.

- Praia Solemar: praia com estrutura de quiosques, restaurantes, bancos e ciclovia. A praia possui ondas mais fortes e é mais procurada para a prática do surf.

- Praia Ocian: praia com quiosques e ciclovia. Orla bastante arborizada. A praia possui o mar agitado.

- Praia Caiçara: assim como todas as praias que citei acima, possui uma orla com quiosques e com bastante infraestrutura turística.

- Feira de Artesanato: a mais famosa delas é a feira de artesanato do bairro Caiçara e vale a pena uma passadinha por lá.

- Palácio das Artes: recebe diversas exposições de arte para quem quiser aproveitar um pouco os ares culturais. O complexo conta com 6 mil metros quadrados

- Fortaleza de Itaipu: o forte foi construído a mais de 100 anos.  Ele se localiza a 2 km do centro da cidade. Aos fins de semana, é permitido fazer um passeio pelas dependências da fortaleza: trata-se de um passeio ecológico e histórico que termina na Praça dos Canhões onde é possível ver armamentos de guerra desativados há muitas décadas.

 

INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES:


- A dica é para que você alugue um carrocella (espécie de quadriciclo) e aproveite para percorrer as areias planas das praias.

- Um dos 15 municípios considerados estâncias balneárias pelo governo paulista.

- Praia Grande faz parte da chamada Região Metropolitana da Baixada Santista (juntamente com: Bertioga, Cubatão, Guarujá. Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Santos e São Vicente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário