quinta-feira, 11 de maio de 2017

BRAGA

UM POUCO DE HISTÓRIA:
Cidade que se localiza ao norte de Portugal e é a capital do distrito do Minho. Até onde se sabe a povoação dessa cidade teve início com os brácaros (povo pré-histórico). Porém a fundação de uma cidade na região ocorreu pelas mãos dos romanos que ao fundarem a cidade a chamaram de Bracara Augusta. Era uma cidade tão importante para os romanos que ela foi considerada a capital da província romana da Galécia. Depois dos romanos a cidade foi tomada pelos suevos (em 419), visigodos (em 456) e posteriormente pelos árabes (em 715). Tantas invasões consecutivas acabaram deixando a cidade destruída. Depois de vários anos, a região foi reconquistada pelo rei de Leão e doada como dote de casamento de sua filha com D. Henrique de Borgonha, conde de Portugal. Em 1112 a cidade foi doada novamente, desta vez aos arcebispos. Até então a principal característica da cidade é que ela se concentrava no interior de suas muralhas. Porém, no século XVI, D. Diogo de Sousa (arcebispo da cidade) deu início à expansão das terras para além das muralhas contribuindo também para a urbanização da cidade.
Durante o século XIX, com as invasões francesas realizadas durante o período napoleônico, Braga sofreu vários ataques e suas riquezas foram saqueadas. Além disso, neste mesmo século as lutas liberais ocorridas em Portugal contribuíram para a destruição da cidade. Após as lutas liberais e as invasões, iniciou-se um período de reconstrução e modernização de Braga, foi aí que a cidade perdeu suas características de cidade medieval.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS:
- Santuário do Bom Jesus: santuário católico localizado a 116 metros. O santuário é composto por uma igreja, uma escadaria de 518 degraus onde se desenvolve a via sacra do Bom Jesus e uma área de mata (o parque que envolve a região). Muita gente vai até esse parque para fazer exercícios como caminhada e corrida. Para subir e descer você pode optar por ir a pé ou ainda por utilizar o funicular (um carrinho de trilhos movido a agua); trata-se de um dos 7 funiculares que existe no mundo, sendo o mais antigo deles. Apesar de parecer precário, nunca foi registrado nenhum acidente, leva-se cerca de 5 minutos para percorrer o caminho e o valor (em 2012) era de 1,50 euros.






- Palácio dos Biscainhos: palácio construído no século XVII, possui muitos e amplos salões luxuosos que mostram a vida que seus donos levavam. Atualmente é aberto para a visitação de muitos turistas que passam pela região.
-Mosteiro de Tibães: foi um mosteiro construído e utilizado pela ordem Beneditina, tornou-se casa mãe da Ordem de Portugal e Brasil. O mosteiro é formado por um conjunto de diversas construções como o museu, a Igreja de TIbães e o Cruzeiro de Tibães. Atualmente pertence ao governo português, e possui diversas funções: educativa, religiosa e cultural e é também considerado um patrimônio nacional.

INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES:
- É uma das mais antigas cidades portuguesas. Atualmente é considerada a terceira cidade mais importante do país.
- Conhecida como muitos como a capital do Minho. E local conhecido por possuir a Universidade do Minho, uma das mais famosas de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário