sexta-feira, 23 de junho de 2017

APARECIDA

UM POUCO DE HISTÓRIA:
Cidade localizada no Vale do paraíba (São Paulo), a história de Aparecida está relacionada com a história da santa padroeira do Brasil.
Em 1717 correu a notícia de que o Conde de Assumar estava indo para Vila Rica (atual Ouro Preto) para assumir o cargo de governador da capitania de Minas Gerais. Diziam que em seu caminho, ele iria passar pela vila de Guaratinguetá, e a vila começou a se preparar para receber essa pessoa tão importante e toda a sua comitiva. A ideia era fazer um banquete maravilhoso com os peixes do rio Paraíba do Sul e a ordem foi dada: os pescadores deveriam pegar a maior quantidade possível de peixes. Mesmo não sendo uma época propícia para a pesca, três pescadores (João Alves, Filipe Pedroso e Domingos Garcia) pegaram um barco e jogaram suas redes no rio, mas não conseguiam pegar peixe algum. Depois de pararem no atual porto de Itaguaçú, tentaram mais uma vez e ao puxarem a rede, lá estava uma imagem de Nossa Senhora da Conceição (sem cabeça). Continuaram seu caminho pelo rio, e algum tempo depois, ao retirarem a rede mais uma vez, encontraram a cabeça da imagem. Após esse episódio, dizem que os peixes começaram a surgir aos montes e eles conseguiram encher o barco para o banquete.
Até o ano de 1745 a imagem ficou na casa do pescador Filipe, e muitas pessoas iam até lá para conhece-la e rezar, por isso, lá mesmo foi construído um pequeno oratório. Porém, o espaço já estava ficando pequeno para a grande quantidade de pessoas que iam até lá, então foi construída uma capela no Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem.
No ano de 1928 a vila que se formou ao redor da capela tornou-se uma cidade (emancipando-se de Guaratinguetá), e no ano seguinte, Nossa Senhora foi proclamada rainha e padroeira do Brasil (segundo decreto do papa Pio XI).

ATRAÇÕES TURÍSTICAS:
- Basílica Velha: Foi a primeira Basílica a abrigar a imagem encontrada no rio. A Basílica foi construída em 1785 e localiza-se na Praça Nossa Senhora Aparecida. Ela já passou por várias reformas, sendo que a última restauração durou 11 anos (de 2004 a 2015). É belíssima, seu estilo barroco impressiona e não pode deixar de ser visitada. Para isso, é possível ir de carro ou ainda a pé, atravessando a passarela que liga a Basílica ao Santuário Nacional. Há alguns horários de missa que devem ser consultados antes.




- Santuário Nacional (Basílica Nova): É o segundo maior templo católico do mundo, sendo o maior centro de peregrinação mariana.
A construção da Basílica foi iniciada em 1955 e teve fim em 1980, quando foi inaugurada no dia 4 de julho pelo papa João Paulo II (em visita ao Brasil pela primeira vez). Possui um espaço de 12.000 metros quadrados, sendo capaz de abrigar 45 mil pessoas. Essa basílica foi elevada a Santuário Nacional pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) no ano de 1984.
Ela possui uma forma de Cruz grega com naves de 40 metros e cúpula de 70 metros de altura. Há vários horários de missa durante o dia, ou ainda momentos em que os padres benzem objetos. Ambos devem ser consultados antes.





- Nicho da Imagem: É o local mais visitado de todo o Santuário, pois é onde fica a imagem original de Nossa Senhora Aparecida encontrada pelos pescadores. Ela é cercada com pastilhas de porcelana pintadas a ouro, e está revestida com um manto azul e coroa de ouro com diamantes doados pela princesa Isabel em 1884.


- Museu Nossa Senhora Aparecida: É necessário pagar uma pequena taxa para visita-lo (paguei R$6,00). É um local bem interessante, porém não tenho registro pois as fotos são proibidas. Foi inaugurado em 1956 e possui um rico acervo com mais de 3 mil peças. Fica localizado nos 1º e 2º andares da Torre da Basílica.
- Mirante / Torre: Foi construída em 1961 e possui 109 metros. No último andar da torre é possível ter uma visão panorâmica de toda a cidade. Para subir lá deve-se pagar uma taxa (é a mesma do museu, ou seja, com R$6,00 é possível subir até o mirante e depois ir para o museu). Sua construção foi uma doação do então presidente Juscelino Kubitschek.
- Capela das Velas: Foi construída na década de 1970 e é um dos locais mais frequentados do Santuário, possuindo um lindo espetáculo de luzes, já que há sempre grande quantidade de velas acesas seja em pedido ou agradecimento à santa.
- Sala das Promessas: Nessa sala se concentram todos os objetos doados por fieis em agradecimento à graça alcançada ... é possível ver uma diversidade bem grande de objetos: cartas, camisetas, joias, capacetes, troféus, diplomas e mais de 87 mil fotografias espalhadas pelo teto.
- Bondinho / Morro do Cruzeiro: O bondinho liga o santuário ao morro em que ocorre a via Sacra na quarta-feira durante a quaresma. Ao final da rota há uma enorme cruz de metal, que dá nome ao morro.
- Porto de Itaguassu / passeio de barco: Essa foi uma dica de um amigo meu que mora na cidade. O porto fica no local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora, e lá é possível ver a escultura “Os três pescadores” feita em 1970. O passeio de barco pelo rio Paraíba do Sul é bem rápido (cerca de 20 minutos) e durante o mesmo, um guia vai contando a história dos três pescadores. Dica: prestem atenção que no final do passeio tem umas perguntinhas... hehehe





INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES:
- Cidade de turismo religioso, é considerada o maior centro de peregrinação da América Latina, recebendo mais de onze milhões de visitantes por ano.
- Possui localização privilegiada, ficando a meio caminho entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. É cortada pela via Dutra e é de super fácil acesso.

- Evite ir em feriados religiosos se quiser evitar o grande fluxo de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário