quinta-feira, 29 de junho de 2017

COVADONGA

UM POUCO DE HISTÓRIA:
Covadonga é uma pequena vila localizada na região das Astúrias, quase escondida entra as montanhas da região. Muitos dizem que foi nessa vila que teve início a formação da Espanha.
Durante o século VIII os árabes estavam em um processo de expansão territorial, e na chamada Batalha de Guadalete, eles acabaram entrando na península ibérica, o que levou os nobres católicos deste local a darem início à chamada Guerra de Reconquista. Essa guerra foi marcada por diversas batalhas, sendo que a primeira foi a Batalha de Covadonga (em Oviedo) e foi também a primeira vitória dos cristãos contra os mouros.
Tudo começou quando um príncipe chamado Pelayo resolveu transformar uma gruta da região em sua própria moradia, de onde, junto com alguns fieis, organizaria o ataque aos mouros. Todos que o acompanhavam não poderiam se importar em morrer. A tática de Pelayo deu certo, pois mesmo estando em maioria, os mouros tinham dificuldade em entrar na gruta pois a entrada era bem estreita e, portanto, fácil de ser protegida. Dizem que quando Pelayo foi morar na gruta, levou junto com ele uma imagem da Virgem Maria, e muitos atribuem a vitória de Pelayo e seus seguidores a essa imagem, pois em meio ao combate houve um terremoto que levou ao desabamento de parte da montanha e ao soterramento de um terço dos mouros. Após a vitória na guerra, o príncipe Pelayo foi aclamado rei das Astúrias, pois foi dele a ideia de se esconder naquelas montanhas.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS:
- Santuário / Gruta da Virgem das Batalhas: Local onde os cristãos espanhóis se esconderam. É hoje um santuário que atrai milhares de turistas. Todo ano, no dia 8 de setembro, são realizadas peregrinações até lá. A gruta é iluminada por velas e a vista lá de cima, é maravilhosa. Chamada também de Santa Cueva, são realizadas missas no local até hoje, quando estive por lá, peguei uma parte da missa.





- Museu: Local onde podem ser observados diversos objetos utilizados durante a Guerra de Reconquista. O destaque dos objetos vai para uma coroa com mais de mil brilhantes feita em homenagem à Virgem Maria.

- Basílica de Nossa Senhora de Covadonga: Igreja construída em homenagem à Nossa Senhora de Covadonga, fica num lugar supertranquilo e rodeado de montanhas, apesar de simples, é maravilhosa! Na frente da Igreja há uma estátua de Dom Pelayo.






INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES:
- Recomendo a passagem nessa pequena vila. É possível conhecer tudo em metade de um dia, podendo seguir viagem. Mas não deixem de passar por lá, pois é uma vila com belezas bem peculiares :D
- A igrejinha construída no alto da montanha fica 25 km acima do nível do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário